O Sindicato dos Comerciários de Paulo Afonso e Região (SINCOPA) assinou a convenção coletiva que faltava para concluir os três acordos para a categoria, em Paulo Afonso. O último acordo da nossa Campanha Salarial 2025 foi firmado com o Sindicato dos Supermercados (SINDSUPER).
Com mobilização e trabalho, garantimos mais conquistas para a categoria.
Anteriormente, já havíamos fechado os acordos do setor lojista e demais áreas do comércio e serviços, incluindo farmácias, padarias, bares, restaurantes, lanchonetes e similares.
Em todos os três acordos foram mantidas as conquistas históricas da categoria, tais como o triênio, a bonificação do trabalho aos domingos e feriados e o feriado do DIA DO COMERCIÁRIO E COMERCIÁRIA. Para uma inflação de 4,77%, no novo acordo o sindicato assegurou um reajuste de 7,5% para os pisos salariais. Para os empregados que recebem acima do piso salarial, o reajuste foi de 4,77%, garantindo-se a reposição da inflação de 2024.
Apenas nos supermercados, o reajuste para quem ganha acima do piso obedece a um teto de R$ 2.200,00 para o reajuste integral, sendo que os empregados que recebem acima deste valor terão um aumento de 4% no salário.
No setor lojista, comércio em geral e serviços, o reajuste é retroativo a fevereiro, já nos supermercados, o aumento será a partir de abril com pagamento de bonificação, conforme tabela abaixo.
Nos supermercados, a negociação foi bem complicada, pois inicialmente o sindicato patronal ofereceu apenas 3% para quem ganha acima do piso e 4,77% para os pisos salariais, com reajuste somente em maio.
Sindicato em atividade na Campanha Salarial 2025. Três convenções assinadas em Paulo Afonso
Ao final da negociação, o sindicato garantiu 4,77%, dependendo da faixa salarial e 7,5% para os pisos, com reajuste a partir de abril. Significou avanço em relação ao acordo do ano passado, que teve reajuste a partir de maio.
A diretora Janeide Ferraz e os diretores Adauto Alves e João Batista (nosso diretor regional, em Ribeira do Pombal), além do presidente da entidade, Jurandir Roque, fizeram parte da comissão que fechou os novos acordos.
TABELA ECONÔMICA DO ACORDO 2025 – SETOR LOJISTA, COMÉRCIO E SERVIÇOS E SETOR SUPERMERCADISTA
Fonte: Sincopa